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Cadastro de Produtos

Apenas Nome e Unidade de Venda são campos obrigatórios para produtos. Entretanto, aconselhamos fortemente que preencha valor de venda para que as vendas transcorram sem problemas.

Na tela de cadastro de produtos, você pode fazer uso de 2 unidades de venda quando você realiza vendas em duas diferentes formas e seu custo não se altera.

Por exemplo: Compro caixas de cerveja de uma empresa por R$ 90,00. Decidi que irei vender as cervejas em unidades e também em caixas. Nesse exemplo, vemos que meu custo não se alterou pelo fato de vender em 2 unidades diferentes. Além disso, ao selecionar essa opção no meu cadastro, posso aplicar margens de lucro diferentes para a venda em caixas e unidades.

Obs: Não se esqueça de sempre escolher a unidade de venda menor primeiro. No exemplo acima, a menor unidade de venda seria “unidade” enquanto a maior seria “caixa”, ou seja, em uma caixa há várias unidades.

Na tela de cadastro de produtos, você pode fazer uso da grade de variações para produtos com apenas 1 unidade de venda. A grade de variações permite que você centralize diferentes cores, tamanhos ou voltagens em um mesmo cadastro para economizar tempo. Dessa forma, é gerado um melhor controle do que é vendido e como é vendido.

Por exemplo: Vendo camisas de cores preta, branca, azul e amarela. Meu custo para qualquer uma das cores é o mesmo e tenho um valor de venda igual para todas as cores. Esse é um típico caso de produto que pode fazer uso da grade de variações.

Na tela de cadastro de produtos, você deve:

  • Buscar a seção “Grade de Variações do Produto” e ativar a chave na direita;
  • Clicar no botão “Preencher Grade”;
  • Escolha qual listagem de variações desejará usar. O app já vem configurado com as listas “Cor”, “Tamanho” e “Voltagem”;
  • Selecione as opções da lista que se adequam ao seu produto. Por exemplo, marque as opções “azul”, “preto” e “branco” caso vá vender seu produtos nessas cores.
  • Clique em Salvar.

 

Caso deseje editar posteriormente sua grade, basta clicar em “Visualizar Grade”.

Sim, é possível. Basta seguir o passo-a-passo da pergunta anterior e após realizar as escolhas de sua primeira lista de variações, clique na seta que fica na lateral direita da tela. Uma outra lista será disponibilizada para preenchimento.

Na tela de cadastro de produtos, você encontra essa opção para definir qual a quantidade mínima necessária do produto em questão que deverá estar no pedido para que o negócio seja fechado.

Por exemplo: Ao vender salgadinhos em unidades, você define que só irá fechar vendas com o mínimo de 150 unidades.

Na tela de cadastro de produtos, você encontra essa opção para dar descontos automáticos sempre que a quantidade determinada for alcançada no momento da venda, ou seja, você cadastra uma vez e não precisa mais se preocupar em lembrar dessa regra cadastrada.

Por exemplo: Ao vender salgadinhos em unidades, você define que dará desconto de 5% sempre que ultrapassar o valor de 2.500 unidades. Uma outra opção, seria selecionar a caixa de marcação “R$”, onde seria possível dar R$ 15,00 de desconto em vendas acima de 2.500 unidades, por exemplo.

 

Obs: Como em vários de nossos processos, se no momento da venda você optar por não dar o desconto previamente cadastrado, está tudo bem. É possível anulá-lo especificamente para esse pedido. O MobVendas é flexível para se adaptar as suas necessidades.

Na tela de cadastro de produtos, na seção “Venda” é possível definir o nome da sua tabela de preços. A “Tabela 1” já vem carregada sempre que um novo produto é cadastrado. Ao lado de “Tabela 1”, você encontra o lápis da edição de nome. Ao clicar no lápis, basta apagar o nome “Tabela 1” e inserir o nome que deseja para criar sua nova tabela de preços. A partir daí, basta escolher a sua opção e confirmar.

Na tela de cadastro de produtos, na seção “Venda” é possível definir o nome da sua tabela de preços. A “Tabela 1” já vem carregada sempre que um novo produto é cadastrado. Ao lado de “Tabela 1”, você encontra o lápis da edição de nome. Ao clicar no lápis, basta apagar o nome “Tabela 1” e inserir as letras iniciais da tabela que pretende utilizar. Uma lista de tabelas com as iniciais inseridas será mostrada na tela. A partir daí, basta escolher a sua opção e confirmar.

Na tela de cadastro de produtos, na seção “Venda”, clique no botão “+ Nova Tabela” e uma área de tabela de preços ficará disponível para edição. Escolha o nome de sua tabela de preços e defina os valores de venda ou a margem de lucro dos seus produtos. Caso opte por apagar essa tabela de preços, basta clicar no botão de subtração “-“ em vermelho que fica no lado direito da tela.

  • Vá até o Menu Principal;
  • Clique em Especiais;
  • Clique em Tabelas de Preços;
  • Clique na lupa para visualizar os produtos inseridos na tabela de preços desejada.

Quando esse campo é preenchido, o aplicativo exibe uma alerta visual de que o produto atingiu níveis baixos no estoque. Dessa forma, você pode providenciar uma reposição antes que o estoque seja zerado. Esse aviso é mostrado na tela de consulta de produto com cor vermelha sempre que o estoque disponível atinge um valor igual ou inferior ao mínimo de estoque estabelecido para aquele produto específico.

Através do MobVendas, você pode cadastrar suas despesas e receitas, o que inclui despesas com seus produtos. Para cadastrar suas despesas com produtos, você deve:

  • Dentro do app, você deve acessar a opção “Financeiro”, através do menu lateral.
  • Para adicionar uma despesa, clique no “+” que se encontra no canto inferior direito.
  • Por padrão, a opção de “Despesa” vem marcada, mas você pode cadastrar uma Receita, se precisar.
  • Preencha os dados de descrição da Despesa.
  • Escolha a opção de pagamento e avance.
  • Salve a despesa, com um clique na opção “Salvar”, localizada no canto superior direito da tela.

Semelhantemente à pergunta anterior, dentre as funções do MobVendas está o cadastro de despesas e receitas. Para cadastrar uma receita, você deve seguir os passos:

  • Dentro do app, você deve acessar a opção “Financeiro”, através do Menu Lateral.
  • Para adicionar uma despesa, clique no “+” que se encontra no canto inferior direito.
  • Por padrão, a opção de “Despesa” vem marcada, então você deve marcar a opção “Receita”, a fim de realizar corretamente o cadastro.
  • Preencha os dados de descrição da receita.
  • Escolha a opção de pagamento e avance.
  • Salve a receita, com um clique na opção “Salvar”, localizada no canto superior direito da tela.

Claro que sim! MobVendas conta com inúmeros recursos que foram desenvolvidos para auxiliar na gestão do seu negócio, mas caso algum deles não seja do seu interesse no momento, você pode desativá-lo temporariamente. Para tal, você deverá:

  • Dentro do app, vá ao Menu Lateral.
  • Role as opções até encontrar “Configurações”. Selecione esta opção através de um clique.
  • Você será direcionado para o Menu de Configurações, aonde encontrará configurações de Contatos, Produtos, Vendas e Orçamentos, e também Outras Configurações.
  • De acordo com a sua necessidade, habilite ou desabilite as opções referentes as funções do app.

Você pode gerar um Relatório do seu Inventário de Estoque para acompanhar a situação atual dos seus produtos em estoque.

  • Dentro do app, acesse “Especiais” através do menu lateral.
  • Selecione, dentro das opções de “Produtos”, o card referente a “Inventário”.
  • Dentre as opções de geração do relatório, você pode “Compartilhar”, “Exportar” ou “Visualizar”.
  • Ao clicar em “Visualizar”, você deverá escolher um leitor de PDF. Ao selecionar, você terá em mãos o seu Relatório de Inventário de Estoque.
  • Ao clicar em “Exportar”, você deverá escolher uma pasta em que será salvo o seu relatório. Ele será gerado como um arquivo XLS.
  • Ao clicar em “Compartilhar”, você poderá enviar seu Relatório de Inventário de Estoque para algum contato através de WhatsApp, e-mail e várias outras opções, de acordo com os aplicativos instalados no seu aparelho.

Você poderá realizar mudanças rapidamente ao mesmo tempo que tem acesso a uma visão geral dos seus estoques através do Ajuste de Estoque.

  • Acesse “Especiais”, através do menu lateral do MobVendas.
  • Nas opções relacionadas a produtos, você encontrará a opção “Ajuste de Estoque”, representada pela imagem de um carrinho de mão com uma caixa.
  • Ao clicar nesta opção, você poderá visualizar e/ou editar os estoques dos seus produtos. Caso possua algum produto com variação, a opção “Ajustar Estoque” aparecerá na frente do produto em questão e ao clicar nesta opção, terá acesso ao estoque deste produto também;
  • Ao finalizar suas mudanças, não se esqueça de salvar, através do botão que se encontra no canto superior direito da tela.

Cadastro de Contatos

Para realizar o cadastro de um cliente, você deverá seguir alguns passos:

  • Dentro do app, acesse o “Cadastro de Contatos”.
  • Em seguida, escolha se seu cliente é uma Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.
  • Entre as opções de “Relacionamento”, marque “Cliente”. Opcionalmente, você pode marcar outras opções se for do seu interesse.
  • Preencha com cuidado os dados do cliente. Alguns campos são obrigatórios, sendo eles “Relacionamento”, Tipo de Cadastro, Nome e no caso de pessoas físicas, gênero.

No MobVendas você poderá cadastrar fornecedores, transportadores e parceiros, além dos seus clientes. Além disso, você ainda possui a possibilidade de combinar essas classificações, como por exemplo: um fornecedor que também é transportador, ou um parceiro que também é cliente.

Você pode alterar informações cadastradas dos seus contatos, conforme houver a necessidade. Para isso, você deve:

  • Dentro do app, abra o Menu Lateral.
  • Clique em “Contatos”. Procure o contato que deseja modificar e clique nos três pontos referentes a esse contato.
  • Selecione a opção “Alterar”. O Cadastro de Contatos referente ao seu cliente será exibido.
  • Altere as informações necessárias e clique em “Salvar”, localizado no canto superior direito da tela.

Você pode filtrar seus contatos que foram cadastrados com CPF(Pessoa Física) ou CNPJ(Pessoa Jurídica), de forma que agilize sua busca por um contato específico.

  • Dentro do app, acesse através do Menu lateral a opção “Contatos”.
  • Dentro da tela de Consulta de Contatos, selecione no canto superior direito da sua tela, ao lado da lupa, o ícone do filtro.
  • Selecione “Filtrar por: CPF/CNPJ”. Selecione então “CNPJ”. Digite com cautela o CNPJ e clique em “Filtrar”.

Alguns campos são obrigatórios no cadastro de contato, sendo eles “Relacionamento”, “Tipo de Cadastro”, “Nome” e no caso de pessoas físicas, gênero.

Cadastro de Pedidos

Antes de iniciar o cadastro de uma venda, sugerimos que tenha ao menos um cliente e um produto cadastrados. O passo a passo é o seguinte:

  • Vá até o “Menu Principal”;
  • Clique em “Vendas e Orçamentos”;
  • A tela de consulta de pedidos será aberta e basta clicar no ícone de “+” na parte inferior da tela;
  • Escolha o cliente, os produtos vendidos, como será a entrega e como será o pagamento;
  • Marque a opção “Venda” no topo da tela de Pagamentos;
  • No topo da tela também, clique em “Avançar”;
  • Se os dados estiverem corretos, clique em “Salvar”.

O processo é bastante semelhante à pergunta anterior. Basta apenas se certificar de que na tela de “Pagamentos” tenha deixado a opção Orçamento marcada.

  • Vá até o “Menu Principal”;
  • Clique em “Vendas e Orçamentos”;
  • A tela de consulta de pedidos será aberta e basta clicar no ícone de “+” na parte inferior da tela;
  • Escolha o cliente, os produtos vendidos, como será a entrega e como será o pagamento;
  • Mantenha a opção “Orçamento” no topo da tela de Pagamentos;
  • No topo da tela também, clique em “Avançar”.
  • Vá até o Menu Principal;
  • Clique em Pedidos e Orçamentos;
  • Busque o orçamento desejado inserindo o nome do cliente ou a data que efetuou o cadastro do orçamento;
  • Clique no botão de três pontinhos e escolha a opção “Gerar Venda”;
  • Confira as informações do orçamento;
  • Vire a chave de “Orçamento” para “Pedido”;
  • Clique em Avançar.

.

  • Vá até o Menu Principal;
  • Clique em Pedidos e Orçamentos;
  • Busque o pedido desejado inserindo o nome do cliente ou a data que efetuou a venda;
  • Clique no botão de três pontinhos e escolha a opção “Cancelar Pedido”;
  • Confirme o cancelamento do pedido;
  • Caso você controle estoque, decida se irá repor os produtos envolvidos na venda cancelada para o estoque.

Não, caso você opte por não repor os produtos no estoque, a receita dessa venda e os custos serão zerados nos relatórios. Caso deseje deixar registrada a despesa da perda desses produtos, basta ir até o financeiro e criar uma despesa com os custos desse pedido.

Sim, essa função já se encontra disponível no sistema. Para executa-la, siga os passos:

  • Dentro do aplicativo, vá até suas vendas e orçamentos.
  • Clique nos três pontos dentro do pedido que deseja usar como base.
  • Dentro das opções que irão aparecer, clique em “Gerar cópia”.
  • Por padrão, a cópia será um orçamento. Para editá-lo, clique novamente nos três pontos.
  • Clique em “Alterar”.
  • Realize as mudanças que achar necessárias e salve como venda.

MobVendas possui o recurso que permite a impressão de vendas e orçamentos. Para acessar essa função, siga os passos:

  • Dentro do aplicativo, siga para Vendas e Orçamentos.
  • Uma vez que tenha Vendas ou Orçamentos devidamente cadastrados, dê um clique nos 3 pontos referentes à venda ou orçamento que deseja imprimir.
  • Dentre as opções que aparecerem, clique em Imprimir.
  • Selecione uma das opções de tipo de impressora para prosseguir.
  • Aceite as devidas permissões, se necessário.
  • Siga com a impressão.

Através do MobVendas você pode compartilhar um pedido realizado como um PDF, que poderá ser lido por terceiros.  Para isso, alguns passos devem ser seguidos:

  • Dentro do app, acesse “Vendas e Orçamentos”.
  • Entre os seus pedidos cadastrados, clique nos três pontos referentes ao pedido que deseja compartilhar.
  • Selecione a opção compartilhar.
  • Por último, selecione a ferramente que deseja utilizar para compartilhar o pedido. Você pode, por exemplo, enviar por e-mail ou até pelo WhatsApp.

Você pode transformar o status do seu Orçamento em Não aprovado, fazendo com que ele continue registado nos seus pedidos, mas destacado de outros orçamentos e vendas. Para isso, você deve:

  • Dentro do app, siga para “Vendas e Orçamentos”.
  • Lá, selecione os três pontos referentes ao pedido que deseja mudar o status.
  • Selecione “Cancelar orçamento”. Confirme o cancelamento.

Você pode Cadastrar Representadas e realizar pedidos separados para cada uma delas.

  • Através do Menu lateral, acesse “Especiais”.
  • Na tela de Especiais, desça até encontrar o card referente a “Representadas”.
  • Ao clicar em “Representadas”, você será redirecionado a tela de visualização de representadas. Para cadastrar uma representada, clique no “+”, localizado no canto inferior direito da sua tela.
  • Você poderá escolher entre as opções de tipo de Representada: “Autônomo”, “Empresa” ou “MEI – Microempreendedor individual”.
  • Ao selecionar uma das opções acima e clicar em continuar, você será direcionado ao Cadastro de Representada. Lá, você deverá preencher, com cuidado, os dados da sua representada.
  • Quando terminar, clique em “Salvar”, no canto superior direito da tela.

Agora você poderá selecionar esta representada quando for realizar um pedido, separando assim os pedidos referentes a cada representada.

Dentro do MobVendas, você tem acesso a uma ferramenta que te permitirá simular a entrega de um pedido, oque irá lhe auxiliar com previsão e planejamento.

  • Dentro do Menu de Especiais, desça até encontrar a opção “Simulação de Entrega”, representada pelo ícone de um caminhão.
  • Preencha com cuidado o CEP da Agência que irá enviar o pedido e o CEP de onde ele será entregue.
  • Selecione a data do envio, o Serviço de Entrega(SEDEX, por exemplo) e o Formato da Embalagem.
  • Preencha também o peso total, e caso pretenda utilizar, não se esqueça de marcar as opções de Serviços Opcionais dos Correios.
  • Confira os dados e então clique em “Calcular”.

Planos e Cancelamentos

Nós oferecemos o Plano Gratuito e o Plano Premium.  Este último apresenta funcionalidades exclusivas. Para conhecer todas as funcionalidades que oferecemos em cada plano, acesse a página principal.

Para ter acesso ao Plano Premium e todas as suas funcionalidades, você deve:

  • Dentro do aplicativo, ir no menu lateral e clicar no botão Seja Premium.
  • Será exibida uma lista com as funcionalidades do Plano Premium. Clique em continuar.
  • Preencha corretamente os dados do seu cartão: bandeira, número do cartão, validade, nome do titular, código de segurança.
  • Observe se os dados estão preenchidos corretamente e em seguida clique em finalizar compra.

Pronto, agora você tem acesso a todas funções Premium do MobVendas.

Sim. Ao baixar o Mob Vendas na Play Store e preencher o formulário de cadastro, você tem acesso a todas as funcionalidades do Plano Premium por um período de 15 dias.

Caso opte por não assinar o Plano Premium, você será direcionado automaticamente para o Plano Gratuito e terá acesso às funcionalidades oferecidas nesse plano.

O cancelamento pode ser realizado a qualquer momento. Basta seguir os passos a seguir dentro do aplicativo Mob Vendas:

  • No Menu Principal, procure e clique em Planos de Assinatura;
  • Clique em “Quero cancelar minha assinatura”;
  • Confirme clicando em “Prosseguir com Cancelamento”;
  • Preencha o formulário e clique em “Cancelar Assinatura Premium”.

 

Dentro de 48 horas, você receberá um e-mail de confirmação. Caso não o encontre na sua caixa de e-mails até o período citado, procure na lista de spam. Se ainda assim não encontrar, entre em contato por meio do e-mail suporte@mobvendas.com.br.

O Plano Gratuito e suas funcionalidades estarão disponíveis por tempo indeterminado após o período teste do Plano Premium, que começará assim que a conta de usuário for criada e terá duração de 15 dias.

Os dados do seu cartão serão utilizados apenas para o pagamento de 14,99 mensais referentes ao Plano Premium. Esses dados não serão armazenados e nem utilizados para nenhuma outra operação.

No momento, não estamos trabalhando com planos anuais ou quaisquer outros métodos de pagamento que não sejam a mensalidade através do cartão de crédito.

Backup

O backup é realizado pelo próprio usuário. Não mantemos dados inseridos pelos usuários em nossos servidores. Para realizar o backup:

  • Vá até o Menu Principal;
  • Clique em Backup;
  • Escolha umas das 4 opções de destino do seu backup (Dropbox, Google Drive, E-mail ou seu próprio smartphone/tablet);
  • Clique no botão “Gerar Backup”;
  • Confirme a pasta de destino do seu arquivo de backup.
  • Vá até o Menu Principal;
  • Clique em Backup;
  • Na seção “Importar Banco de Dados”, escolha umas das 3 opções de restauração de backup (via Dropbox, Google Drive ou a partir de seu próprio smartphone/tablet);
  • Clique no botão “Restaurar Backup”;
  • Confirme a pasta de origem do seu arquivo de backup.

MobVendas conta com uma ferramenta de importação de planilhas, que lhe permitirá agilizar processos de cadastros através das importações. Porém, o sistema requer que alguns parâmetros sejam seguidos no preenchimento das planilhas, e para lhe auxiliar neste processo preparamos uma documentação que lhe apresentará as normas de preenchimento.

Clique aqui para ter acesso às documentações

Chat, Dúvidas e Sugestões

Certamente. A Equipe MobVendas está sempre aberta para sugestões e estaremos nos esforçando para apresentar ferramentas e recursos para o seu dia a dia de empreendedor. Para entrar em contato, vá ao Chat dentro do app ou envie-nos um e-mail para o endereço suporte@mobvendas.com.br.

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Estamos disponíveis de segunda a sexta-feira de 09:00 às 17:00, exceto feriados.

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