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Cadastro de Produtos

Apenas Nome e Unidade de Venda são campos obrigatórios para produtos. Entretanto, aconselhamos fortemente que preencha valor de venda para que as vendas transcorram sem problemas.

Na tela de cadastro de produtos, você pode fazer uso de 2 unidades de venda quando você realiza vendas em duas diferentes formas e seu custo não se altera.

Por exemplo: Compro caixas de cerveja de uma empresa por R$ 90,00. Decidi que irei vender as cervejas em unidades e também em caixas. Nesse exemplo, vemos que meu custo não se alterou pelo fato de vender em 2 unidades diferentes. Além disso, ao selecionar essa opção no meu cadastro, posso aplicar margens de lucro diferentes para a venda em caixas e unidades.

Obs: Não se esqueça de sempre escolher a unidade de venda menor primeiro. No exemplo acima, a menor unidade de venda seria “unidade” enquanto a maior seria “caixa”, ou seja, em uma caixa há várias unidades.

Por padrão, o MobVendas possui algumas unidades de venda que podem ser utilizadas pelo usuário do app. Entretanto, você poderá utilizar o cadastro de unidade de venda para registrar unidades de venda personalizadas utilizadas por você no seu dia a dia. Para cadastrar uma unidade de venda é muito simples:

  • Através do menu lateral, acesse a opção “Cadastro de Apoio”.
  • Dentre as opções que aparecerem no menu, clique na opção “Unidades”.
  • A lista de unidades padrão será carregada. Para adicionar uma nova unidade, clique no “+” localizado no canto inferior direito da tela.
  • O campo “Descrição” será também o nome da unidade de venda.
  • A sigla será utilizada em vários processos dentro do app, não se esqueça de cadastrar então uma sigla que você vá se lembrar.
  • Clique então em “Salvar”.

Na tela de cadastro de produtos, você pode fazer uso da grade de variações para produtos com apenas 1 unidade de venda. A grade de variações permite que você centralize diferentes cores, tamanhos ou voltagens em um mesmo cadastro para economizar tempo. Dessa forma, é gerado um melhor controle do que é vendido e como é vendido.

Por exemplo: Vendo camisas de cores preta, branca, azul e amarela. Meu custo para qualquer uma das cores é o mesmo e tenho um valor de venda igual para todas as cores. Esse é um típico caso de produto que pode fazer uso da grade de variações.

Na tela de cadastro de produtos, você deve:

  • Buscar a seção “Grade de Variações do Produto” e ativar a chave na direita;
  • Clicar no botão “Preencher Grade”;
  • Escolha qual listagem de variações desejará usar. O app já vem configurado com as listas “Cor”, “Tamanho” e “Voltagem”;
  • Selecione as opções da lista que se adequam ao seu produto. Por exemplo, marque as opções “azul”, “preto” e “branco” caso vá vender seu produtos nessas cores.
  • Clique em Salvar.

 

Caso deseje editar posteriormente sua grade, basta clicar em “Visualizar Grade”.

Sim, é possível. Basta seguir o passo-a-passo da pergunta anterior e após realizar as escolhas de sua primeira lista de variações, clique na seta que fica na lateral direita da tela. Uma outra lista será disponibilizada para preenchimento.

Na tela de cadastro de produtos, você encontra essa opção para definir qual a quantidade mínima necessária do produto em questão que deverá estar no pedido para que o negócio seja fechado.

Por exemplo: Ao vender salgadinhos em unidades, você define que só irá fechar vendas com o mínimo de 150 unidades.

Na tela de cadastro de produtos, você encontra essa opção para dar descontos automáticos sempre que a quantidade determinada for alcançada no momento da venda, ou seja, você cadastra uma vez e não precisa mais se preocupar em lembrar dessa regra cadastrada.

Por exemplo: Ao vender salgadinhos em unidades, você define que dará desconto de 5% sempre que ultrapassar o valor de 2.500 unidades. Uma outra opção, seria selecionar a caixa de marcação “R$”, onde seria possível dar R$ 15,00 de desconto em vendas acima de 2.500 unidades, por exemplo.

 

Obs: Como em vários de nossos processos, se no momento da venda você optar por não dar o desconto previamente cadastrado, está tudo bem. É possível anulá-lo especificamente para esse pedido. O MobVendas é flexível para se adaptar as suas necessidades.

Na tela de cadastro de produtos, na seção “Venda” é possível definir o nome da sua tabela de preços. A “Tabela 1” já vem carregada sempre que um novo produto é cadastrado. Ao lado de “Tabela 1”, você encontra o lápis da edição de nome. Ao clicar no lápis, basta apagar o nome “Tabela 1” e inserir o nome que deseja para criar sua nova tabela de preços. A partir daí, basta escolher a sua opção e confirmar.

Na tela de cadastro de produtos, na seção “Venda” é possível definir o nome da sua tabela de preços. A “Tabela 1” já vem carregada sempre que um novo produto é cadastrado. Ao lado de “Tabela 1”, você encontra o lápis da edição de nome. Ao clicar no lápis, basta apagar o nome “Tabela 1” e inserir as letras iniciais da tabela que pretende utilizar. Uma lista de tabelas com as iniciais inseridas será mostrada na tela. A partir daí, basta escolher a sua opção e confirmar.

Na tela de cadastro de produtos, na seção “Venda”, clique no botão “+ Nova Tabela” e uma área de tabela de preços ficará disponível para edição. Escolha o nome de sua tabela de preços e defina os valores de venda ou a margem de lucro dos seus produtos. Caso opte por apagar essa tabela de preços, basta clicar no botão de subtração “-“ em vermelho que fica no lado direito da tela.

  • Vá até o menu lateral Principal;
  • Clique em Produtos;
  • Clique em Tabelas de Preços;
  • Clique na lupa para visualizar os produtos inseridos na tabela de preços desejada.

Quando esse campo é preenchido, o aplicativo exibe uma alerta visual de que o produto atingiu níveis baixos no estoque. Dessa forma, você pode providenciar uma reposição antes que o estoque seja zerado. Esse aviso é mostrado na tela de consulta de produto com cor vermelha sempre que o estoque disponível atinge um valor igual ou inferior ao mínimo de estoque estabelecido para aquele produto específico. Para mais informações sobre o controle de estoque, clique aqui.

Claro que sim! Mob Vendas conta com inúmeros recursos que foram desenvolvidos para auxiliar na gestão do seu negócio, mas caso algum deles não seja do seu interesse no momento, você pode desativá-lo temporariamente. Para tal, você deverá:

  • Dentro do app, vá ao menu lateral.
  • Role as opções até encontrar “Utilitários”. Após clicar em “Utilitários”, clique em “Configurações”.
  • Você será direcionado para o menu lateral de Configurações, aonde encontrará configurações de Contatos, Produtos, Vendas e Orçamentos, e também Outras Configurações.
  • De acordo com a sua necessidade, habilite ou desabilite as opções referentes as funções do app.

Cadastro de Contatos

Para realizar o cadastro de um cliente, você deverá seguir alguns passos:

  • Dentro do app, acesse o menu lateral e clique em “Contatos”.
  • Depois, clique em “Cadastro”
  • Em seguida, escolha se seu cliente é uma Pessoa Física ou Pessoa Jurídica;
  • Entre as opções de “Relacionamento”, marque “Cliente”. Opcionalmente, você pode marcar outras opções se for do seu interesse;
  • Preencha com cuidado os dados do cliente. Alguns campos são obrigatórios, sendo eles “Relacionamento”, “Tipo de Cadastro”, “Nome” e no caso de pessoas físicas, gênero.

No MobVendas você poderá cadastrar fornecedores, transportadores e parceiros, além dos seus clientes. Além disso, você ainda possui a possibilidade de combinar essas classificações, como por exemplo: um fornecedor que também é transportador, ou um parceiro que também é cliente.

Você pode alterar informações cadastradas dos seus contatos, conforme houver a necessidade. Para isso, você deve:

  • Dentro do app, abra o menu lateral;
  • Clique em “Contatos”, depois em “Consulta”.
  • Procure o contato que deseja modificar e clique nos três pontos referentes a esse contato;
  • Selecione a opção “Alterar”. O Cadastro de Contatos referente ao seu cliente será exibido;
  • Altere as informações necessárias e clique em “Salvar”, localizado no canto superior direito da tela.

Você pode filtrar seus contatos que foram cadastrados com CPF(Pessoa Física) ou CNPJ(Pessoa Jurídica), de forma que agilize sua busca por um contato específico.

  • Dentro do app, acesse através do menu lateral a opção “Contatos”, e depois clique em “Consulta”;
  • Dentro da tela de Consulta de Contatos, selecione no canto superior direito da sua tela, ao lado da lupa, o ícone do filtro.
  • Selecione “Filtrar por: CPF/CNPJ”. Selecione então “CNPJ”. Digite com cautela o CNPJ e clique em “Filtrar”.

Alguns campos são obrigatórios no cadastro de contato, sendo eles “Relacionamento”, “Tipo de Cadastro”, “Nome” e no caso de pessoas físicas, gênero.

Para consultar as movimentações referentes a um contato específico, siga os passos:

  • Dentro do app, siga para o menu lateral e clique em “Contatos” e depois em “Consulta”.
  • Clique nos três pontos referentes ao contato.
  • Clique na opção “Financeiro $”.

Cadastro de Vendas e Orçamentos

Antes de iniciar o cadastro de uma venda, sugerimos que tenha ao menos um cliente e um produto cadastrados. O passo a passo é o seguinte:

  • Vá até o “menu lateral Principal”;
  • Clique em “Vendas e Orçamentos”, depois clique em “Cadastro”;
  • Escolha o cliente, os produtos vendidos, como será a entrega e como será o pagamento;
  • Marque a opção “Venda” no topo da tela de Pagamentos;
  • No topo da tela também, clique em “Avançar”;
  • Se os dados estiverem corretos, clique em “Salvar”.

O processo é bastante semelhante à pergunta anterior. Basta apenas se certificar de que na tela de “Pagamentos” tenha deixado a opção Orçamento marcada.

  • Vá até o “menu lateral Principal”;
  • Clique em “Vendas e Orçamentos”, depois em “Cadastro”;
  • Escolha o cliente, os produtos vendidos, como será a entrega e como será o pagamento;
  • Mantenha a opção “Orçamento” no topo da tela de Pagamentos;
  • No topo da tela também, clique em “Avançar”.
  • Se os dados estiverem corretos, clique em “Salvar”.
  • Vá até o menu lateral;
  • Clique em “Vendas e Orçamentos”, depois em “Consulta”;
  • Busque o orçamento desejado inserindo o nome do cliente ou a data que efetuou o cadastro do orçamento;
  • Clique no botão de três pontinhos e escolha a opção “Gerar Venda”;
  • Confira as informações do orçamento;
  • Vire a chave de “Orçamento” para “Venda”;
  • Clique em Avançar.
  • Vá até o menu lateral;
  • Clique em “Vendas e Orçamentos”, depois em “Consulta”;
  • Busque o pedido desejado inserindo o nome do cliente ou a data que efetuou a venda;
  • Clique no botão de três pontinhos e escolha a opção “Cancelar Pedido”;
  • Confirme o cancelamento do pedido;
  • Caso você controle estoque, decida se irá repor os produtos envolvidos na venda cancelada para o estoque.

Não, caso você opte por não repor os produtos no estoque, a receita dessa venda e os custos serão zerados nos relatórios. Caso deseje deixar registrada a despesa da perda desses produtos, basta ir até o financeiro e criar uma despesa com os custos desse pedido.

Sim, essa função já se encontra disponível no sistema. Para executa-la, siga os passos:

  • Dentro do aplicativo, vá até suas vendas e orçamentos.
  • Clique nos três pontos dentro do pedido que deseja usar como base.
  • Dentro das opções que irão aparecer, clique em “Gerar cópia”.
  • Por padrão, a cópia será um orçamento. Para editá-lo, clique novamente nos três pontos.
  • Clique em “Alterar”.
  • Realize as mudanças que achar necessárias e salve como venda.

Mob Vendas possui o recurso que permite a impressão de vendas e orçamentos. Para acessar essa função, siga os passos:

  • No menu lateral, clique em “Vendas e Orçamentos” e depois em “Consulta”;
  • Uma vez que tenha Vendas ou Orçamentos devidamente cadastrados, dê um clique nos 3 pontos referentes à venda ou orçamento que deseja imprimir;
  • Dentre as opções que aparecerem, clique em “Imprimir”;
  • Selecione uma das opções de tipo de impressora para prosseguir;
  • Aceite as devidas permissões, se necessário;
  • Siga com a impressão.

Através do MobVendas você pode compartilhar um pedido realizado como um PDF, que poderá ser lido por terceiros.  Para isso, alguns passos devem ser seguidos:

  • Dentro do app, clique em “Vendas e Orçamentos”, depois em “Consulta”;
  • Entre os seus pedidos cadastrados, clique nos três pontos referentes ao pedido que deseja compartilhar.
  • Selecione a opção compartilhar;
  • Por último, selecione a ferramenta que deseja utilizar para compartilhar o pedido. Você pode, por exemplo, enviar por e-mail ou até pelo WhatsApp.

Você pode transformar o status do seu Orçamento em Não aprovado, fazendo com que ele continue registado nos seus pedidos, mas destacado de outros orçamentos e vendas. Para isso, você deve:

  • Dentro do app, siga para “Vendas e Orçamentos”, depois “Consulta”;
  • Lá, selecione os três pontos referentes ao pedido que deseja mudar o status;
  • Selecione “Cancelar orçamento”. Confirme o cancelamento.

Você pode Cadastrar Representadas e realizar pedidos separados para cada uma delas.

  • Através do menu lateral, acesse “Representadas” e depois clique em “Cadastro”;
  • Você poderá escolher entre as opções de tipo de Representada: “Autônomo”, “Empresa” ou “MEI – Microempreendedor individual”;
  • Ao selecionar uma das opções acima e clicar em continuar, você será direcionado ao Cadastro de Representada. Lá, você deverá preencher, com cuidado, os dados da sua representada;
  • Quando terminar, clique em “Salvar”, no canto superior direito da tela;

Agora você poderá selecionar esta representada quando for realizar um pedido, separando assim os pedidos referentes a cada representada.

Formas e Condições de Pagamento em Orçamentos e Vendas

  • Dentro do app, acesse através do menu lateral a opção “Financeiro”.
  • Em seguida, encontre a opção “Condições de Pagamento”.
  • Após clicar na opção anterior, caso você não tenha nenhuma Condição de Pagamento cadastrada, a tela de cadastro será carregada. Se você deseja adicionar mais condições de pagamento, basta clicar no botão “+”, localizado no canto inferior direito da tela.
  • Preencha a descrição, que servirá também como nome da condição de pagamento.
  • Selecione a forma de pagamento.
  • Configure as parcelas e salve a condição de pagamento através do botão “Salvar”, no canto inferior direito do balão.

Dentro do balão de cadastro de condição de pagamento:

  • Após preencher a descrição e escolher a Forma de Pagamento associada, adicione novas parcelas de acordo com o necessário através do botão “Nova parcela”.
  • Em frente a parcela estará o prazo em dias referente a essa parcela. Se, por exemplo, você desejar dar um prazo de 45 dias na primeira parcela e 30 nas subsequentes, você deverá cadastrar 45 dias na primeira, 75 na segunda, 105 na terceira, e assim por diante.
  • Após configurar suas parcelas não se esqueça de salvar a Condição de Pagamento através do botão “Salvar”, no canto inferior direito do balão.

Através do MobVendas você poderá cadastrar formas de pagamento personalizadas, de forma a te atender mais especificamente. Para isso, siga os passos:

  • Dentro do app, acesse através do menu lateral a opção “Financeiro”.
  • Após encontrar a opção “Formas de Pagamento”, clique nela.
  • Uma lista com Formas de Pagamento padrão, com itens como por exemplo “Boleto”, “Cheque”, “Crediário”. Para cadastrar um novo item, clique no “+” localizado no canto inferior direito da tela.
  • O campo “Descrição” será utilizado também como nome da nova Forma de Pagamento. Preencha-o, por favor.
  • Selecione “Não” ou “Sim” de acordo com as opções mostradas.
  • Clique em “Salvar”.
  • Dentro do app, acesse o menu lateral;
  • Vá até “Finanças” e depois clique em “Formas de Pagamento”;
  • Entre as formas de pagamen3to disponível, escolha uma e clique nos três pontos localizados no lado direito da forma de pagamento;
  • Clique em “Editar”. Observação: Ao definir “Representa Pagamento À Vista”, tenha em mente que caso você marque como sim, essa forma de pagamento não dará suporte a parcelamento;
  • Clique em “Salvar”, no canto inferior direito.

Entregas e Envios

O cadastro de uma Entrega é feita durante o Cadastro de Vendas e Orçamentos, na aba “Logística/Frete”, representada pelo ícone de um caminhão.

Para mais informações sobre o Cadastro de Vendas e Orçamentos, clique aqui.

Dentro do MobVendas, você tem acesso a uma ferramenta que te permitirá simular a entrega de um pedido, oque irá lhe auxiliar com previsão e planejamento.

  • Dentro do menu lateral de Especiais, desça até encontrar a opção “Simulação de Entrega”, representada pelo ícone de um caminhão.
  • Preencha com cuidado o CEP da Agência que irá enviar o pedido e o CEP de onde ele será entregue.
  • Selecione a data do envio, o Serviço de Entrega(SEDEX, por exemplo) e o Formato da Embalagem.
  • Preencha também o peso total, e caso pretenda utilizar, não se esqueça de marcar as opções de Serviços Opcionais dos Correios.
  • Confira os dados e então clique em “Calcular”.
  • Dentro do app, acesse o menu lateral.
  • Clique em “Entregas e Envios”, depois clique em “Consulta”.
  • No canto superior direito, clique em “Entregues/Enviados”.
  • Clique nos três pontos referentes ao pedido em questão.
  • Dentre as opções, clique em “Alterar data e horário”.
  • O campo de cima diz respeito ao dia e o de baixo ao horário.
  • Após realizar as mudanças necessárias, clique em “Salvar”.
  • Dentro do app, acesse o menu lateral;
  • Clique em “Entregas/Envios”, procure pela opção “Embalagens”;
  • Uma lista de embalagens padrão será carregada. Para cadastrar uma nova, clique no “+” localizado no canto inferior direito da tela;
  • O campo “Descrição” será utilizado também como nome da embalagem;
  • Selecione o tipo de embalagem;
  • Preencha as dimensões e o peso;
  • Observação: Caso pretenda realizar envios através do correio com a embalagem cadastrada, atente-se as especificações de dimensões e peso aceitas pelo Correio, clicando aqui para mais informações.

Pode ser que você, durante sua criação de conta tenha desabilitado seu controle de Entregas e Envios e agora deseja utilizar dessa função do Mob Vendas. Para habilitar o controle de Entregas e Envios e todas as opções relacionadas a ele, siga os passos:

  • Dentro do app, acesse o menu lateral;
  • Role o menu lateral pra cima até encontrar a opção “Utilitários”. Clique nela;
  • Clique em “Configurações”, depois clique em “Configurações de Vendas e Orçamentos” representada com um ícone de uma lista;
  • Dentre a lista de parâmetros, desmarque a opção 3: “Bloquear controle de Logística e frete na venda ou orçamento”;
  • Após desmarcá-la, você terá acesso às funcionalidades relacionadas a Entregas e Envios do Mob Vendas.

Estoque

Você pode gerar um Relatório do seu Inventário de Estoque para acompanhar a situação atual dos seus produtos em estoque.

  • Dentro do menu lateral, clique em “Estoque”, depois em “Inventário”.
  • Dentre as opções de geração do relatório, você pode “Compartilhar”, “Exportar” ou “Visualizar”.
  • Ao clicar em “Visualizar”, você deverá escolher um leitor de PDF. Ao selecionar, você terá em mãos o seu Relatório de Inventário de Estoque.
  • Ao clicar em “Exportar”, você deverá escolher uma pasta em que será salvo o seu relatório. Ele será gerado como um arquivo XLS.
  • Ao clicar em “Compartilhar”, você poderá enviar seu Relatório de Inventário de Estoque para algum contato através de WhatsApp, e-mail e várias outras opções, de acordo com os aplicativos instalados no seu aparelho.

Quando esse campo é preenchido, o aplicativo exibe uma alerta visual de que o produto atingiu níveis baixos no estoque. Dessa forma, você pode providenciar uma reposição antes que o estoque seja zerado. Esse aviso é mostrado na tela de consulta de produto com cor vermelha sempre que o estoque disponível atinge um valor igual ou inferior ao mínimo de estoque estabelecido para aquele produto específico.

Você poderá realizar mudanças rapidamente ao mesmo tempo que tem acesso a uma visão geral dos seus estoques através do Ajuste de Estoque.

  • Acesse “Estoque”, através do menu lateral do Mob Vendas.
  • Encontre a opção “Ajuste de Estoque”, depois clique nela.
  • Ao clicar nesta opção, você poderá visualizar e/ou editar os estoques dos seus produtos. Caso possua algum produto com variação, a opção “Ajustar Estoque” aparecerá na frente do produto em questão e ao clicar nesta opção, terá acesso ao estoque deste produto também;
  • Ao finalizar suas mudanças, não se esqueça de salvar, através do botão que se encontra no canto superior direito da tela.

Você poderá efetuar rapidamente mudanças no custo de todos os seus produtos no Mob Vendas através do Ajuste de Custo:

  • Acesse o menu lateral, depois clique em “Produtos”;
  • Dentro do tópico de produtos, procure pela opção “Ajuste de Custo”;
  • Uma lista com os seus produtos cadastrados será carregada, com os seus respectivos custos unitários sendo exibidos no lado direito;
  • Para editar algum desses custos, clique no valor de custo atual dele e o modifique de acordo com o desejado. Alternativamente você pode utilizar as setas para aumentar ou diminuir o custo, de um em um;
  • Quando terminar, não se esqueça de salvar.

A função Reposição de Estoque do Mob Vendas te permitirá rapidamente criar um relatório de reposição para o estoque dos seus produtos. Você poderá filtrar a reposição de acordo com os produtos de uma categoria, de uma marca, ou de um fabricante. Além disso pode repor tanto produtos que estejam com seu estoque abaixo do definido como Mínimo de Estoque, ou simplesmente todos os produtos abaixo de uma certa quantidade em estoque, definida por você. Para acessar a Reposição de Estoque:

  • Dentro do Mob Vendas, abra o menu lateral, clique em “Estoque” e depois em “Reposição”;
  • Após clicar em “Reposição”, selecione a opção de filtragem, o tipo de relatório para reposição e se deseja “Compartilhar”, “Exportar” ou “Visualizar”;
  • Ao selecionar “Visualizar”, você deverá escolher um leitor de PDF. Ao escolher, você terá em mãos o seu Relatório de Inventário de Estoque.
  • Ao selecionar “Exportar”, você deverá escolher uma pasta em que será salvo o seu relatório. Ele será gerado como um arquivo XLS.
  • Ao selecionar “Compartilhar”, você poderá enviar seu Relatório de Reposição de Estoque para algum contato através de WhatsApp, e-mail e várias outras opções, de acordo com os aplicativos instalados no seu aparelho.

Pode ser que você, durante sua criação de conta tenha desabilitado seu controle de estoque e agora deseja utilizar dessa função do Mob Vendas. Para habilitar o controle de Estoque e todas as opções relacionadas a ele, siga os passos:

  • Dentro do app, acesse o menu lateral;
  • Role o menu lateral pra cima até encontrar a opção “Utilitários”. Clique nela, e depois em “Configurações”;
  • Clique em “Configurações de Produtos”, representada com um ícone de uma caixa;
  • Dentre a lista de parâmetros, desmarque a opção 3: “Bloquear controle de estoque por produtos”;
  • Após desmarcá-la, você terá acesso às funcionalidades relacionadas a Estoque do Mob Vendas.

Financeiro

Você poderá filtrar as Movimentações Financeiras de acordo com um contato específico, de forma que aparecerão apenas as movimentações vinculadas a este contato. Para isso, siga os passos:

  • Através do menu lateral, acesse a opção “Financeiro”;
  • Clique na opção “Movimentações”;
  • Clique na imagem do filtro, no canto superior direito ao lado de “Movimentações”;
  • Marque o campo “Contato”;
  • Selecione o contato pelo qual deseja realizar o filtro. Clique em “Filtrar”.

Através do MobVendas, você pode cadastrar suas despesas e receitas, o que inclui despesas com seus produtos. Para cadastrar suas despesas com produtos, você deve:

  • Dentro do app, você deve acessar a opção “Financeiro”, através do menu lateral. Depois clique em “Cadastro”;
  • Para adicionar uma despesa, clique no “+” que se encontra no canto inferior direito;
  • Por padrão, a opção de “Despesa” vem marcada, mas você pode cadastrar uma Receita, se precisar;
  • Preencha os dados de descrição da Despesa;
  • Escolha a opção de pagamento e avance;
  • Salve a despesa, com um clique na opção “Salvar”, localizada no canto superior direito da tela.

Semelhantemente à pergunta anterior, dentre as funções do MobVendas está o cadastro de despesas e receitas. Para cadastrar uma receita, você deve seguir os passos:

  • Dentro do app, você deve acessar a opção “Financeiro”, e depois “Cadastro”;
  • Para adicionar uma receita, clique no “+” que se encontra no canto inferior direito;
  • Por padrão, a opção de “Despesa” vem marcada, então você deve marcar a opção “Receita”, a fim de realizar corretamente o cadastro;
  • Preencha os dados de descrição da receita;
  • Escolha a opção de pagamento e avance;
  • Salve a receita, com um clique na opção “Salvar”, localizada no canto superior direito da tela.

Ao dar baixa em um recebimento, você sinaliza que o pendente/a receber foi pago, ficando registrado então no MobVendas essa movimentação para futura consulta e para o Relatório Financeiro. Para realizar uma baixa de recebimento:

  • Acesse o menu lateral, clique em “Financeiro” e depois “Consulta”;
  • Clique nos três pontos referentes ao pedido que deseja dar baixa de recebimento;
  • Dentre as opções que aparecerem, clique em “Baixa de Recebimento”;
  • Na tela de Baixa de movimentação, você poderá alterar o pagamento e também marcar quais parcelas foram devidamente recebidas, ou no caso de um pagamento sem parcelas múltiplas, se esse pagamento foi recebido ou não;
  • Quando terminar suas modificações, clique em “Salvar”, localizado no canto superior direito da tela.

Você poderá controlar a entrada e saída de caixa rapidamente através das Movimentações Financeiras:

  • Dentro do menu lateral clique em “Financeiro”, clique em “Movimentações”;
  • No topo da sua tela, abaixo de “Movimentações”, você poderá ver “A Pagar”, “A Receber”, “Pago”, “Recebido”.
  • Ao clicar em uma dessas opções, você verá as movimentações referentes.
  • Se, por exemplo, você for em “A Receber” e clicar na chave em vermelho, a movimentação em questão será movida para “Recebido”.

Planos e Cancelamentos

Nós oferecemos o Plano Gratuito e o Plano Premium.  Este último apresenta funcionalidades exclusivas. Para conhecer todas as funcionalidades que oferecemos em cada plano, acesse a página principal.

Para ter acesso ao Plano Premium e todas as suas funcionalidades, você deve:

  • Dentro do aplicativo, ir no menu lateral e clicar no botão Seja Premium.
  • Será exibida uma lista com as funcionalidades do Plano Premium. Clique em continuar.
  • Preencha corretamente os dados do seu cartão: bandeira, número do cartão, validade, nome do titular, código de segurança.
  • Observe se os dados estão preenchidos corretamente e em seguida clique em finalizar compra.

Pronto, agora você tem acesso a todas funções Premium do MobVendas.

Sim. Ao baixar o Mob Vendas na Play Store e preencher o formulário de cadastro, você tem acesso a todas as funcionalidades do Plano Premium por um período de 15 dias.

Caso opte por não assinar o Plano Premium, você será direcionado automaticamente para o Plano Gratuito e terá acesso às funcionalidades oferecidas nesse plano.

O cancelamento pode ser realizado a qualquer momento. Basta seguir os passos a seguir dentro do aplicativo Mob Vendas:

  • No menu lateral, procure e clique em “Utilitários”, depois em “Planos de Assinatura”;
  • Clique em “Quero cancelar minha assinatura”;
  • Confirme clicando em “Prosseguir com Cancelamento”;
  • Preencha o formulário e clique em “Cancelar Assinatura Premium”.

 

Dentro de 48 horas, você receberá um e-mail de confirmação. Caso não o encontre na sua caixa de e-mails até o período citado, procure na lista de spam. Se ainda assim não encontrar, entre em contato por meio do e-mail suporte@mobvendas.com.br.

O Plano Gratuito e suas funcionalidades estarão disponíveis por tempo indeterminado após o período teste do Plano Premium, que começará assim que a conta de usuário for criada e terá duração de 15 dias.

Os dados do seu cartão serão utilizados apenas para o pagamento de 14,99 mensais referentes ao Plano Premium. Esses dados não serão armazenados e nem utilizados para nenhuma outra operação.

No momento, não estamos trabalhando com planos anuais ou quaisquer outros métodos de pagamento que não sejam a mensalidade através do cartão de crédito.

Backup

O backup é realizado pelo próprio usuário. Não mantemos dados inseridos pelos usuários em nossos servidores, o backup será enviado ao Google Drive do usuário. Para realizar o backup:

  • Vá até o menu lateral e clique em “Utilitários”, depois em “Backup”;
  • Clique em “Vincular conta”, depois escolha a conta para qual deseja enviar o backup;
  • Dê as permissões necessárias ao Mob Vendas;
  • Clique no botão “Gerar Backup”;
  • Confirme a pasta de destino do seu arquivo de backup.
  • Vá até o menu lateral e clique em “Utilitários”, depois em “Backup”;
  • Na seção “Importar Banco de Dados”, escolha umas das 3 opções de restauração de backup (via Dropbox, Google Drive ou a partir de seu próprio smartphone/tablet);
  • Clique no botão “Restaurar Backup”;
  • Confirme a pasta de origem do seu arquivo de backup.

Através da ferramenta de Exportação e Importação de Planilhas do Mob Vendas, você irá agilizar ainda mais o processo de cadastro dos seus Contatos e dos seus Produtos. O primeiro passo é exportar uma planilha sem ter produtos ou contatos cadastrados, de forma que na planilha gerada as colunas estarão seguindo o padrão do sistema, com suas respectivas linhas em branco, prontas para serem preenchidas com os dados de seus Contatos e Produtos. Para exportar a planilha:

  • Dentro do Mob Vendas, siga para o menu lateral;
  • Clique em “Utilitários”, depois clique em “Exportação de Planilha”;
  • Selecione o Tipo de Arquivo que irá exportar;
  • Selecione a pasta de destino aonde a planilha será salva;
  • Clique em “Gerar Planilha”;
  • Aguarde a exportação.

*Observação: Caso o Tipo de Arquivo selecionado seja “Pedidos”, a exportação irá gerar um arquivo com extensão TXT, uma vez que o Mob Vendas não oferece suporte para a importação de planilhas de pedidos.

Uma vez que é necessário seguir padrões de preenchimento nas planilhas, para lhe auxiliar neste processo preparamos uma documentação que lhe apresentará as normas de preenchimento:

Clique aqui para ter acesso às documentações

Mob Vendas conta com uma ferramenta de importação de planilhas, que lhe permitirá agilizar ainda mais processos de cadastros de contatos e produtos através das importações. Porém, o sistema requer que alguns padrões sejam seguidos no preenchimento das planilhas. Para importar uma planilha:

 

  • Dentro do Mob Vendas, vá até o Menu Lateral;
  • Clique em “Utilitários”, depois clique em “Importação de Planilha”;
  • Selecione o tipo de planilha que irá importar, sendo de Contatos ou de Produtos;
  • Abaixo da seleção do tipo, encontre a pasta aonde está a planilha e a selecione;
  • Clique em “Importar”;
  • Aguarde a importação.

 

Uma vez que é necessário seguir padrões de preenchimento nas planilhas, para lhe auxiliar neste processo preparamos uma documentação que lhe apresentará as normas de preenchimento:

Clique aqui para ter acesso às documentações

Chat, Dúvidas e Sugestões

Certamente. A Equipe MobVendas está sempre aberta para sugestões e estaremos nos esforçando para apresentar ferramentas e recursos para o seu dia a dia de empreendedor. Para entrar em contato, vá ao Chat dentro do app ou envie-nos um e-mail para o endereço suporte@mobvendas.com.br.

Sim, o aplicativo fornece suporte via chat no período gratuito de testes de 15 dias e no Plano Premium. Para acessar o chat:

  • Dentro do app, abra o menu lateral;
  • Faça a rolagem do menu lateral até encontrar a opção “Ajuda” e a selecione;
  • Entre as opções que aparecerem, clique em “Chat”;
  • Clique em “Iniciar chat”. Você estará então conectado com nosso suporte via chat.

Estamos disponíveis de segunda a sexta-feira de 09:00 às 17:00, exceto feriados.

Em função de não haver acesso via chat no Plano Gratuito, oferecemos a opção do contato via e-mail para suporte@mobvendas.com.br.

Não. No momento, nosso atendimento aos clientes é realizado pelo chat dentro do app e através do e-mail suporte@mobvendas.com.br.

No Plano Premium e durante o período de testes o Mob Vendas funciona offline, se necessário. Apesar de pequenos detalhes dependerem da conexão, os processos mais importantes estarão disponíveis ao usuário mesmo que ele não tenha acesso à internet.